domingo, 3 de janeiro de 2010

Italianità - Pesquisa analisa valorização das raízes


Uma análise do sentimento de italianidade a partir de encontros de famílias. É isso o que encontramos no artigo de Adiles Savoldi publicado em 2008 na Revista Brasileira de Pesquisa de Turismo. O texto, intitulado Culto aos ancestrais: encontro de famílias,resume uma pesquisa, cuja proposta é “refletir sobre as experiências que vêm acontecendo a partir de meados da década de noventa no estado de Santa Catarina em torno dos encontros de famílias italianas. Os encontros de famílias vêm se constituindo em uma nova modalidade de viagem; essa viagem pode ser no mesmo Estado ou em estados vizinhos, ou ainda para outros países, no caso, especialmente a Itália. Na festa há uma reconfiguração do parentesco tanto no sentido de reforçar os laços já existentes como também na descoberta dos ‘novos parentes’.
As diferentes dinâmicas prestam homenagens aos ancestrais que deram origem ao tronco do qual descendem os participantes. A cidade anfitriã se prepara para receber os visitantes. Os encontros acontecem em salões paroquiais, clubes recreativos e contam também com a visitação do túmulo do pioneiro imigrante italiano”. A seguir um trecho do texto da pesquisadora e professora Adiles Savoldi.


  • “As festas acontecem em espaços como salões paroquiais, parques que abrigam as festas dos municípios, pois recebem em torno de mil pessoas, esse número pode dobrar. As autoridades locais se fazem presente e entendem esse evento como uma forma de divulgar o município. A cidade se prepara para recepcionar os visitantes decorando as principais vias de acesso ao evento com bandeiras do Brasil e Itália. O culto aos ancestrais que imigraram é ritualizado em todos os eventos, prestam-se homenagens, é narrada a história destes ancestrais para todos os participantes. Destacado o apreço destes ao trabalho, família e religião. A italianidade merece destaque especial nestes eventos, o culto aos ancestrais está associado ao culto à italianidade. Outro aspecto importante é a religiosidade, em todas as festas a missa é celebrada, constituindo-se como uma referência da fé deste grupo. A culinária é outro traço distintivo, que após as avaliações constatou-se que a comida típica é mais convincente que o Churrasco. Durante a festa também são feitas apresentações públicas dos membros da ‘família’ que se destacaram socialmente, os que ocupam as profissões consideradas mais nobres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário