sexta-feira, 2 de abril de 2010

Italiani – Lino Busato e monsenhor Nardini: ramos distintos de uma fértil figueira

O município de Valinhos, interior de São Paulo (Região metropolitana de Campinas) é conhecida como a “A Capital do Figo”, fruta que, no ano de 1901, trazido da Itália pelas mãos do imigrante italiano Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial, tornando Valinhos conhecida nacionalmente como a capital do Figo Roxo.

Em 1939, com a nomeação de Monsenhor Bruno Nardini como vigário da Paróquia de São Sebastião, o Figo ganha ainda mais notoriedade. Homem dinâmico e líder nato, Monsenhor Bruno dá início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião.

Para isso, une os chacareiros e a comunidade e cria uma pequena quermesse, que tinha por principais objetivos arrecadar fundos para a construção da nova Matriz e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos. A empreitada de Monsenhor Bruno dá tão certo que, no ano de 1949, a pequena quermesse ganha porte de Festa e é oficializada como 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Hoje, a Festa do Figo, é o principal evento turístico de Valinhos.(fonte: Governo do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário