sábado, 6 de fevereiro de 2010

História 62 - "Far l´America (30 ): o que plantavam e colhiam os primeiros colonos italianos no Rio Grande do Sul




No artigo A imigração européia no século passado: o programa de colonização no Rio Grande do Sul  a professora Vania Herédia do Departamento de Sociologia da Universidade de Caxias do Sul, fala do sistema agrícola nas colônias gaúchas nos primeiros tempos da imigração italiana no século XIX. 


“Os pequenos proprietários de terra tornaram-se pequenos produtores que através da mão-de-obra familiar, iniciaram a história da zona colonial com muito trabalho e esforço. Apesar da agricultura inicial ser marcada por culturas da sobrevivência, sem traços de cultura permanente, foi uma lavoura desenvolvida do tipo indígena. O sistema agrícola adotado nessa região foi o de rotação de terras, predominando inicialmente a cultura do milho e da capoeira. Esse sistema de lavoura, chamado de 'rotação de terras melhorada' , prosperou apesar da pobreza do solo enfraquecido com o tempo devido a essa prática de esgotamento”.

“Plantavam duas vezes ao ano e a colheita lhes trazia bons resultados. Pela descrição dos mais antigos, em confronto com o sistema europeu, a terra era fértil, a água era abundante e o resultado era frutífero ."Em outubro se plantava o milho que era colhido em maio. Logo depois, de maio a meados de julho, era plantado o trigo, que era colhido em dezembro”.

“Com o tempo, os imigrantes italianos alteraram o sistema de plantio, devido aos contatos com os alemães na parte Superior da Encosta da Serra. Entretanto, não ocorria preocupação nenhuma com a proteção da natureza nem defesa contra a erosão. Com a implantação das vinhas , o processo na viticultura caracterizou a economia local, como fonte de lucros, perpassando o consumo doméstico para se caracterizar como uma das principais culturas permanentes da região e como o principal produto comercial”

Nenhum comentário:

Postar um comentário