domingo, 21 de fevereiro de 2010

Italianità-Especial: De Palestra Italia a Palmeiras(1)



Não é só no plano econômico e cultural que as raízes italianas deixaram profundas marcas em solo brasileiro. Também no esporte os imigrantes que cruzaram o Atlântico plantaram sementes que germinaram dando origem a grandes clubes poliesportivos e, sobretudo, a grandes times de futebol.
E como futebol faz parte da lama do brasileiro, este Blog abre espaço especial para contar a história de clubes como Palmeiras e Juventus (ambos nascidos na cidade de São Paulo) e Cruzeiro (Belo Horizonte).

Uma dessas sementes foi semeada no distante ano de 1914 e recebeu como nome de batismo Palestra Itália, mais tarde Sociedade Esportiva Palmeiras. O primeiro registro da história do Palestra Itália aparece no jornal da comunidade italiana editado em São Paulo "Il Fanfulla". 

"Pela formação de um quadro Italiano de Futebol em São Paulo. São Paulo, 14 de agosto de 1914. Egrégio Sr. diretor do "Fanfulla": Uma palavra apenas e para esta um cantinho no vosso jornal. Eis do que se trata: alguns conhecidos futebolistas italianos, mas associados à clubes brasileiros, encarregaram-me de escrever-vos acerca de um projeto pôr eles ideado, entre dois goles de café, fazendo-me então compreender que tal projeto o vosso jornal deverá se tornar o propugnador e o propagandista. Nós temos em São Paulo - afirmam os referidos esportistas - o clube de futebol dos alemães, dos ingleses, dos portugueses, dos internacionais e mesmo dos católicos e dos protestantes, mas, um clube que seja exclusivamente de "sportmen" italianos, e sendo nossa colônia a maior do Estado, nada se tentou ainda realizar! Futebolistas italianos que jogam bem encontram-se em São Paulo, porque, de comum acordo, não reunimos os referidos senhores, e assim como temos associações de remo, filodramáticas, mundanas, patrióticas, etc., etc., de estrutura italiana, poderemos também ter um clube de futebol exclusivamente de italianos". Ai fica a proposta dos futebolistas italianos; com vossa senhoria, diretor, o comentário. Vicente Ragognetti". 

 Cinco dias depois da publicação da referida carta, na mesma rubrica do mesmo jornal, em data de 19 de agosto, apareceu o seguinte comunicado:

" Foi organizada uma diretoria provisória, para a formação de uma sociedade que será denominada Palestra Itália. A sociedade compreendera também a seção filodramática e dançante, uma seção esportiva objetivando a organização de um time puramente italiano para o jogo do "football". Os aderentes, que. até ao momento se compõem de estudantes e empregados no comércio, reunir-se-ão hoje às 20 horas no Salão Alhambra, à rua Marechal Deodoro nº 2 (atual Rua Riachuelo), com o fim de eleger a diretoria provisória e para a completa formação da sociedade".

Na noite de 19 de agosto de 1914; no salão Alhambra compareceram 37 pessoas de origem italiana ou de descendência italiana. Foi convidado para presidente da reunião, o Sr. Ezequiel, servindo de secretario, o Sr. Luigi Cervo, que na qualidade de antigo esportista, educado no S. C: Internacional, podia ser considerado como o mais indicado organizador da sociedade futebolística italiana, então em vias de completa formação. Nessa reunião; foram lançadas as bases para a fundação do Palestra Itália e os Srs. Luigi Cervo e Luigi Emanuele Marzo, foram incumbidos de compilar o projeto dos estatutos que deveriam reger a sociedade. A primeira assembléia geral foi realizada em 26 de agosto, noite em que deveria ser oficialmente proclamada a fundação da sociedade.(Fonte: site Palestrinos )


Nenhum comentário:

Postar um comentário