domingo, 21 de fevereiro de 2010

Oriundi: Rubens Ometto, rei do acúçar e do álcool no século XXI (2)

A Revista Exame, ao traçar o perfil de Pedro Ometto, conta que "em 1978, ele cedeu às pressões familiares e passou a dirigir a Celisa, a holding das usinas da mãe. Uma de suas primeiras tarefas foi negociar dois acordos societários para consolidar a divisão entre as empresas de dona Isaltina e as do tio Orlando".

"Em 1986, adquiriu, para si próprio, o controle acionário do grupo Bom Jesus, com as usinas Santa Helena, Ipaussu e São Francisco. Mas nenhuma disputa acionária deu mais trabalho do que o conflito interno com a mãe e os irmãos Celso, Mara e Celisa, iniciado em 1990.  A briga só chegou ao fim em 1996, com a fusão entre os grupos Bom Jesus e Celisa, o que resultou na holding Nova Celisa. Rubens negociou acordos individuais com 23 acionistas e assumiu a gestão do grupo, ficando com 50% das ações. A mãe e os irmãos receberam os outros 50%.”

“Em 1997, 1998 e 1999 o setor penou com austeridade, downsizing, prejuízos e quebradeira. A Nova Celisa reestruturou seis usinas. Trocou todos os diretores. A Usina Santa Bárbara foi fechada e sua maquinaria transferida para Ipaussu. O grupo reduziu todos os custos e equacionou o grosso da dívida. Ao mesmo tempo, quando o governo privatizou os portos, em 1997, aproveitou para arrendar uma seção do Terminal Portuário de Santos por 25 anos. Em 1999, a empresa vendeu 10% do capital à distribuidora inglesa de açúcar e derivados Tate & Lyle. O passo decisivo da reestruturação foi juntar todos os ativos do grupo e consolidá-los numa nova holding, a Cosan, no começo de 2000”. Cosan possui 23 unidades produtoras, sendo 21 em São Paulo e duas em construção, uma na cidade de Jataí (GO) e outra em Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários.

Por meio da Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora de licença de uso das marcas Esso e Mobil, a Companhia tornou-se a única empresa totalmente integrada do setor. Desde 2005 a Cosan tem suas ações negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). EM 2007, teve suas ações listadas na Bolsa de Nova York, tornando-se a primeira empresa de controle brasileiro com ativos negociados diretamente na NYSE.

Produtora de açúcar cristal (VHP), açúcar refinado granulado, açúcar orgânico, amorfo, líquido sacarose e líquido invertido, etanol e energia elétrica (produzida a partir do bagaço de cana), a Cosan é a terceira maior produtora de açúcar do mundo, quinta maior produtora de etanol e uma das maiores exportadoras mundiais de etanol. Na safra de 2008/2009 registrou o recorde de processamento de cana-de-açúcar, obtendo uma moagem de 44,2 milhões de toneladas. Com a absorção dos ativos da Novamerica, sua capacidade de moagem atinge hoje cerca de 60 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário