domingo, 21 de fevereiro de 2010

História (79 ) - "Far l´America ( 47)": Dificuldades ao cruzar o Atlântico rumo ao Brasil

O portal  Estância Barra Bonita, cidade do interior de São Paulo, ao retratar a história do município abre espaço para falar da importância do imigrante italiano no desenvolvimento local, além de contar histórias que ilustram a saga de homens e mulheres que cruzaram o Atlântico dispostos a "Fazer a América".

"Nossa cidade deve a maior parte de seu desenvolvimento aos imigrantes e, de modo especial, à colônia italiana, que aqui se fixou no final do século 19 e início do século 20, época do início da formação do povoado e da Vila de São José da Barra Bonita.Segundo a historiadora Célia Stangherlin, havia, em cada imigrante, um sonho de riqueza a se concretizar. O café, chamado de 'ouro verde' e as pedras preciosas, das quais tinham ouvido falar, eram a promessa de uma nova vida de sucessos. Célia Stangherlin destacou uma curiosidade na história local dos imigrantes italianos".

"Dona Tereza G. Bolla, imigrante italiana, que chegou ao Brasil, aos 18 anos, em 30 de dezembro de 1897, juntamente com o esposo Ferrúcio, com 25 anos, e uma filha recém-nascida, Éster, contava as dificuldades da viagem no navio, onde quase tudo era racionado". "Segundo o relato de dona Tereza, resgatado por Célia, a água para se beber, era colocada numa cartola, a mais de um metro de altura e, nela, se colocava uma chupeta (tipo de bico de mamadeira antiga) para os passageiros "chuparem" a água, quando estivessem com sede. 'Todos bebiam no mesmo bico. Assim, evitava-se o desperdício, para não faltar água em alto mar''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário